30 de mar de 2011

11 PASSOS PARA O SEU SUCESSO


1- Estabeleça objetivos claros e específicos, e ponha-os num papel, ou no seu computador. Dizer que quer ganhar mais dinheiro e ter mais tempo livre, por exemplo, é um objetivo obscuro. Ou melhor, ele é claro, mas não é específico. Quanto dinheiro você quer ganhar? Até quando? Quanto tempo livre quer ter? Visualize seu objetivo de maneira clara e específica e ponha-o no papel, pois isso o obriga a concentrar seus esforços em busca de resultados, em vez de dispersá-los.
2- Sonhe, mas mantenha os pés no chão. É importante ser realista. A melhor receita para ter úlcera, stress e depressão é obrigar-se a atingir objetivos inalcançáveis, ou num espaço de tempo curto demais. Por isso é importante manter sempre aguçado seu senso de realidade. Uma pesquisa realizada recentemente pela revista I N C, entre os presidentes e CEO’s das 500 empresas que mais cresceram nos “bons anos” nos EUA, mostrou que cerca de 40% dos entrevistados, tiveram sucesso sem tanto planejar. Empresários que multiplicaram seu faturamento em até 20 vezes num só ano disseram que estavam tão ocupados trabalhando que não tinham notado seu crescimento fantástico. Sonhar é bom, pois fixa-se um objetivo, principalmente para quebrar paradigmas e visualizar novas realidades, mas, depois de feito isso, dedicar-se ao trabalho é o que interessa, pois geralmente, ou obviamente, isto é bem mais produtivo.
3- Faça revisões constantes. Precisamos relembrar, de tempos em tempos, o que, exatamente, estamos perseguindo. Afinal, quem disse que você é obrigado a seguir até a morte um objetivo só porque você mesmo o estabeleceu há alguns meses? A vida muda, as coisas mudam, seus objetivos também podem mudar, a vida é assim! Porém evite usar isso como desculpa para desistir. Suas revisões devem servir para reforçar sua visualização do sucesso, bem como mostrar os resultados já atingidos e o que ainda resta por fazer. Quando alguma coisa vai mal, revisões podem lhe dar insights interessantes. Procure sinais de alerta, pois além de relembrá-lo do seu sonho, deverá reforçar seus pensamentos positivos. Quando as coisas vão bem, ótimo, tudo será um elemento motivador, inclusive uma revisão do seu plano de ação, também reforçado por pensamentos positivos.
4- Evite desperdiçar recursos. Todos temos a tendência a ser centralizadores, principalmente com tarefas importantes. Somos pessoas de ação, senão estaríamos parados no mesmo lugar. O problema é que, muitas vezes, tentamos reinventar a roda. Como queremos resolver tudo, esquecemos que muitas vezes pode existir alguém que já passou pela mesma situação - e com sucesso. Da próxima vez que estiver empacado, saia do escritório e vá fazer perguntas. Vá à biblioteca, navegue pela Internet, entre em uma lista de discussão.
Estamos na era da informação, ela está a tua disposição em qualquer lugar, aproveite e use-a!
5- Priorize atividades mais importantes. Quem já estudou administração da produção sabe que, através de sistemas do tipo CPM - Critical Path Method (Método do Caminho Crítico), podemos separar qualquer objetivo em subgrupos de atividades menores. Algumas dessas atividades são chamadas de críticas porque, se atrasarem, põem em perigo e atrasam o projeto inteiro. Já outros fatores podem ser deixados, sem problemas, para o último instante. Descubra quais são as atividades mais importantes para atingir seus objetivos e dê-lhes prioridade total. Aqui também se aplica a lei de Pareto: 80% dos seus resultados geralmente são conseguidos através de 20% do seu tempo e 60% de esforço. Melhore a qualidade desses esforços e você vai estar bem mais perto do sucesso.
6-  Envolva as pessoas à sua volta. É muito mais motivador trabalhar em busca de um resultado quando a família e os amigos dão apoio.    O envolvimento de outras pessoas cria um tipo de motivação contagiante, uma espécie de sinergia, que ajuda a superar obstáculos. Aliás, muitas vezes isso é fundamental, pois nos obriga a continuar, mesmo quando as coisas parecem demorar um pouco. Além disso, todos podem participar dando idéias e sugestões. Você aproveitará poucas, mas alguma coisa boa sempre aparece. A vida de quem trabalha com Internet pode parecer bastante difícil – procure facilitá-la cada vez mais. Use uma parte do seu tempo de maneira política, conquistando apoio e envolvimento das pessoas à sua volta. Sempre é bom unir o útil ao agradável. Um lembrete: Ser feliz fora do trabalho, acredite, aumenta sua produtividade.
7- Atalhos só atrapalham. Sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração. Levam-se dez anos para fazer sucesso da noite para o dia. Sempre que ler a história de alguém que se deu muito bem, em qualquer atividade humana, preste muita atenção. Em 100% das vezes, sem exceção, você vai ver que essas pessoas estavam dando duro há muito tempo. Se os atalhos fossem os melhores caminhos, não teríamos estradas e nem avenidas. Na Internet, por exemplo, quem pega atalhos acaba se dando mal lá na frente.
8- Resolva seus problemas agora. Colocar a cabeça num buraco e esperar o perigo passar geralmente só aumenta o tamanho do problema, piorando a situação. Retorne rapidamente seus e-mails e telefonemas, principalmente se forem de negócios. Escreva já aquela carta e fique livre daquele peso pelo resto do dia. Esta ainda é a melhor maneira de aumentar sua produtividade e dormir tranqüilo.
9Respeite sua intuição. Sobrecarregados de informação, atolados até o pescoço em números, gráficos e relatórios, pressionados constantemente a tomar decisões rápidas... A verdade é que é difícil ser totalmente racional nessas situações. A intuição, muitas vezes, nos manda recados sutis de algumas coisas que não percebemos conscientemente. Ouça-a com cuidado, principalmente ao lidar com pessoas. Não precisa ser radical, chegando ao preconceito ou ao esoterismo. Mas, quando lhe der aquele friozinho na barriga, ou aquela vozinha lá no fundo lhe sussurrar algo, preste muita atenção. Afinal, não é um estranho mandando um recado. É você mesmo!
10- Pensamento positivo. Você acha que o Felipe Massa, Alonso ou Wetel colocam gasolina de 2ª categoria no seu Formula 1? Então como você acha que nosso cérebro pode trabalhar eficientemente com todo o tipo de lixo que recebemos diariamente? Existem maneiras de
melhorar a qualidade do seu combustível intelectual. Livre-se de leituras negativas ou programas negativos de televisão. Afaste-se de pessoas lamurientas. Leia mais histórias de sucesso, coisas engraçadas, fitas inspiradoras ou motivacionais. Sua atitude para alcançar o sucesso é a melhor ferramenta que você tem em suas mãos, por isso faça do sentir-se bem uma de suas mais altas prioridades.
11- Siga seu plano - é hora de ação! O sucesso requer equilíbrio entre planejar e fazer, entre o teórico e o prático. Uma vez identificada a maneira de alcançar seus objetivos, deixe de lado a indecisão. Muitas vezes a diferença entre quem sonha com o sucesso e aqueles que o alcançam, está simplesmente na consistência de seus atos. Pequenos passos e ações que, somados, separam os sonhadores dos conquistadores. Como disse Woody Allen: “90% of success is simply showing up” (90% do sucesso é simplesmente dar as caras). Porque 90% das pessoas desiste antes mesmo de começar.
PESQUISE MAIS SOBRE AS DICAS ACIMA  E SOBRE OS ASSUNTOS ABAIXO:
Quem vive grato a Tudo e a todos:  triunfa na vida.
Mente alegre e espírito de gratidão são fundamentais. Pessoas que são gratas ao Sol, ao ar que respiram, às refeições de cada dia, aos serviços que executam, e que mantêm o espírito de gratidão onde quer que estejam e ao que quer que vejam ou ouçam – essas são as que alcançam sucesso, conservam a saúde e têm vida longa.




Todas as experiências são "esmerilhos" que dão polimento à sua alma.

A situação de cada pessoa é reflexo da sua mente. Cada qual cria com sua mente, em torno de si, o "esmeril" mais adequado para o polimento de sua alma. As experiências que adquirimos em diversas circunstâncias ficam gravadas em nossa alma e algum dia, de alguma forma, vão acrescentar um sabor valioso à nossa vida.


**** 
  DIA DE QUALIDADE
A inspiração é um meio eficiente para recompormos nossos ânimos e mantermo-nos mais dispostos e energizados no que fazemos. Uma pessoa inspirada é mais criativa, mais otimista, mais positiva, mais confiante e tem mais disposição física e mental. Como idéia de fonte de inspiração, sugeri na edição passada a leitura de um bom livro, a admiração por alguém, uma viagem, um passeio, um esporte, uma atividade física ou um hobby, enfim, dicas não faltaram para tentarmos nos sentir mais dispostos e com nossas energias recuperadas (ou recarregadas).

No entanto, nossa inspiração é algo muito particular, e deve vir do nosso íntimo, naquilo que gostamos ou em que acreditamos.

Você pode melhorar o seu dia, a sua semana, o seu mês, o seu ano e a sua vida estando constantemente inspirado por você mesmo e por aquilo que desenvolve e desempenha com convicção. Esta inspiração vem do planejamento e da forma pela qual nos esforçamos para melhorar nossa conduta pessoal e profissional.

Aqui vão algumas dicas de motivação e inspiração para serem aplicadas ao que chamamos de: Dia de Qualidade:


Ao acordar, se espreguice :  - Ao acordar pela manhã, reserve alguns rápidos minutos para esta tarefa tão simples e pessoal que, certamente, irá oferecer bem-estar e satisfação ao seu físico. Evite se levantar de forma brusca, violenta ou apressada. O espreguiçar nunca deve ser feito na frente de clientes, colegas de trabalho ou superiores, principalmente se acompanhado de gemidos e sussuros.

Alongue-se:  -  Alongue-se! Projete seu corpo e sua postura. Mantenha uma postura ereta no decorrer do seu dia, e cuidado para não pendê-la. Tenha postura de sucesso. Um corpo bem projetado tem o poder de valorizar nossa indumentária, além de expressar nossa personalidade, passando confiança e segurança aos outros em situações profissionais e sociais. O alongar deve ser feito pela manhã, ao despertarmos, antes e depois da prática de exercícios físicos.

Agradeça sempre, por tudo :  - Ainda na sua intimidade, no seu momento de reflexão, até mesmo antes de sair da cama, agradeça ao seu Deus pelas suas conquistas, lutas e vitórias. Agradeça e abençoe sua família, seu trabalho, seus amigos e as realizações de sua vida.

Tome banho com prazer :  - Faça do seu banho um ritual de prazer e alegria, e não somente um costume de higiene pessoal. Cante embaixo do chuveiro, e lembre-se: a água tem o poder de limpar o nosso corpo e de recuperar as nossas energias. Um banho pela manhã para despertar e um banho à noite para relaxar o corpo.

Escolha a sua roupa com cuidado:  - Em vez de abrir o armário e pegar a roupa que estiver diante de seus olhos, aprenda a escolher. Veja-se vestido, sinta-se bem e à vontade no traje que escolher, pois ele está relacionado com o seu estado de espírito naquele dia.

Tome café da manhã sem pressa :  - Mesmo que você não tenha o hábito de se sentar à mesa para fazer uma refeição matinal com calma, o momento do simples cafezinho poderá ajuda-lo a fazer uma reflexão sobre o seu dia.

Leia mensagens positivas todos os dias :  - Uma mensagem de otimismo sempre dá ânimo e motivação. Substitua a leitura pesada do jornal, logo pela manhã. Tenha gosto pela leitura e mantenha-se sempre bem informado, mas seja seletivo com o que lê. Uma mensagem positiva, por exemplo, tem o poder de transformar o dia.

Faça afirmações para você mesmo :  - Diante do espelho, olhe para você. A sua fisionomia é o seu instrumento de encantamento, magia e carisma. Vá além de sua expressão fisionômica e olhe para o seu interior, para o seu íntimo. Deseje à você mesmo um "excelente dia". Diga para você mesmo coisas como "bom dia" e "boa sorte" com entusiasmo. Imagine-se coberto por uma luz que tem a finalidade de protegê-lo. As palavras possuem um mântra sagrado e, quando ditas com verdade e convicção, podem conspirar com o universo a nosso favor. "Eu quero", "eu posso", "eu mereço" e "eu consigo" são sinais de vibração e otimismo da sua auto-afirmação.

Goste de você :  - Uma pessoa não está bem vestida se não está bem arrumada. Pare diante do espelho e se olhe de corpo inteiro, de lado, de perfil e até mesmo de costas. Corrija a sua postura, dê um retoque especial na sua roupa, se admire por alguns minutos e saiba que a aparência tem forte poder de influência nos relacionamentos sociais e profissionais.

Varie o seu percurso :  - Aprenda a variar, se possível, o trajeto que percorre todos os dias. Mas se não há solução para o problema, o jeito é relaxar. No caminho, ouça uma música instrumental, mentalize seu dia, programe-se.

Chegue feliz ao seu local de trabalho :  - Superstição ou não, entre na empresa com o pé direito. Cumprimente o segurança, a recepcionista, o office-boy, a copeira e todos aqueles que cruzarem o seu caminho. Sorria mais e reclame menos.

Renove as suas energias no meio do dia :  - Quando sentir que o sono e o cansaço estão consumindo sua disposição:, vá até o toalete e lave o rosto. Recarregue suas energias e tente terminar o dia com o mesmo entusiasmo que tinha pela manhã.

Agradeça pelas suas realizações :  - Diga sempre "Obrigado(a)" por tudo o que a vida e a natureza proporcionam. A gratidão é um sentimento de reconhecimento que nos ajuda a melhorar como seres humanos e a recarregar nossas energias. Agradeça, também, pelas pessoas que, direta ou indiretamente, prestaram a você alguma gentileza ou favor.




Sucesso: PLANEJAR É O PRIMEIRO PASSO

O que mais assombra as pessoas atualmente? Se você respondeu que é perder o emprego, está absolutamente certo. E isso não acontece apenas no Brasil. Segundo pesquisas realizadas pelo renomado psicólogo francês Dominique Clavier em mais de 17 países, o que a população mais teme é perder o emprego - 72% das respostas. Diante dessa situação, você deve estar se perguntando: "Então, o que vou fazer para ter sucesso vivendo a ameaça constante da demissão?" Calma... Primeiro é necessário analisar a questão por etapas. Se deseja mudar de vida, correr atrás do sucesso, o momento é este, pelo menos por aqui.

O mercado de trabalho está otimista. Tudo indica que a economia brasileira vai continuar crescendo este ano. Ótimo. Isso significa que você terá grandes perspectivas de carreira. E para manter a empregabilidade em alta num mercado competitivo - onde o rápido vence o lento - é preciso tirar da cartola uma boa estratégia. É isso mesmo! Um bom planejamento com objetivos claros e com data marcada pode ser o diferencial para chegar lá.

Estudo realizado em 302 grandes empresas envolvendo 120 mil pessoas separou os profissionais que alcançaram o sucesso dos que estavam com a carreira estacionada. E, pasmem, 100% dos profissionais com êxito na carreira tinham um projeto pessoal e um plano de ação estruturados. Constatou-se também um forte traço de personalidade nessas pessoas: o empreendedorismo. Na outra ponta, 85% dos que estavam com a carreira estacionada mostravam-se apáticos e desinteressados, como se estivessem num barco à deriva, entregando os rumos da vida profissional à própria sorte.

Você já deve ter percebido que estruturar um projeto profissional é o passo mais importante para ter sucesso. O conceito de sucesso varia de pessoa para pessoa. O principal é definir o que ele significa para você: dinheiro, reconhecimento, fama, família. A partir daí, terá condições de organizar seu projeto e traçar o plano de ação que irá mantê-lo com foco no objetivo.


Os pontos de um plano eficiente podem ser estruturados da seguinte forma:

1) O profissional tem que se conhecer muito bem - saber quais são seus pontos fortes e fracos é fundamental para que se determine
como eles serão trabalhados;

2) Cuidar da auto-imagem e da imagem que transmite para os outros - não deprecie suas qualidades, muitas vezes você não se vê como
os outros o vêem;

3) Definir o que é sucesso - qual o propósito da sua vida? Você quer dinheiro? Reconhecimento? Fama? O que realmente é mais
importante para você?;

4) Traçar os objetivos a serem alcançados - procure ter objetivos a curto, médio e longo prazos. Trabalhe sempre com objetivos realistas
para evitar frustrações. Esteja certo de que é humanamente possível realizá-los;

5) Ter dinamismo - é essencial para que alcance seus objetivos. Não desanime diante da primeira dificuldade, nem da segunda, nem da
terceira... Se for preciso, esteja disposto a reavaliar seus conceitos;

6) Construir uma rede de contatos sabendo aonde quer chegar - isso não significa colecionar cartões de visita. O que conta realmente é o
relacionamento que você mantém com as pessoas dentro e fora das empresas e como essas pessoas poderão ajudá-lo;

7) Avaliar os custos - fazer o orçamento é imprescindível. Você deve levar em consideração quanto tempo e dinheiro serão necessários
para o êxito de seu plano e quanto você está realmente disposto a empregar na realização de seus objetivos;

8) Saber se comunicar - o importante não é o que se comunica e sim como se comunica. A comunicação esbarra na análise subjetiva do
interlocutor. Seja objetivo ao apresentar alternativas e soluções;

9) Garantir que agrega valor à empresa - o que você pode realmente fazer para melhorar a empresa? Como seu trabalho é importante
para a empresa naquele momento?;

10) Superar as dificuldades - não caia na armadilha de se considerar velho demais, ou novo demais; ter pouca formação, ou muita
formação, etc.

Jornal Carreira e Sucesso

Nenhum comentário: